MAIN
Home
Arquivos
BACKGROUND
Teachings
FAQ
FAQ
FAQ
FAQ
FAQ
FAQ

 

FAQ
FAQ
MAIS RECURSOS
Magazine
 
 

 
 Início >> Arquivos>>Competição e cooperação

Share International HomeShare International HomeBackground information

Competição e cooperação
- Perg & Resp


P. Você poderia discursar sobre as raízes da competição e os passos que nós podemos tomar para curá-la?

R. Forças de Mercado e comercialização são por suas próprias naturezas competitivas. A teoria das forças de mercado é baseada na idéia de oferta e demanda. Se você organizar uma economia baseada na oferta e na idéia de oferta e demanda, a inter-relação entre a demanda e a oferta irá regular o fluxo econômico e tornar a troca justa e relações econômicas justas possíveis. Ela é baseada em um mito, porque ela pressupõe que todos podem tirar da oferta a quantidade igual às suas necessidades, o que não é caso.

As grandes nações, em particular os EUA, tiram da oferta centenas de vezes mais possivel de cada commodite do que eles realmente precisam. Isso não é nada a não ser ganância. Pelo fato deles produzirem muito, eles acham que possuem a prerrogativa, o direito, de usar a vasta maioria, 83 por cento, de todos os recursos existentes no mundo. A demanda está bem acima da oferta adequada, e portanto, aqueles que podem fazer pouca demanda, os países do Terceiro Mundo, precisam viver com 17 por cento da oferta. O maior pensamento-forma de competição vem dos EUA. Tudo é feito para maximizar os lucros da maneira mais eficiente. A maneira mais eficiente é a de se livrar da maior sobrecarga que é sempre a força de trabalho que produz a commodite em particular. É a isso que a comercialização leva, inevitavelmente: comercialização. Maitreya diz que a comercialização é mais perigosa para o mundo do que uma bomba atômica. Ela está matando a vida em sua fonte, que é humana. Ela é baseada na competição e na ganância. Ganância e competição são a base da vida comercial e social da América, e portanto, através de sua influência, de uma grande seção do mundo.

P. Quais passos nós podemos tomar para curá-la?

R. O primeiro passo é o de rejeitar a comercialização, rejeitar as forças de mercado como uma teoria econômica. Ela ajuda alguns poucos às custas de muitos. Forças de mercado podem criar milionários da noite para o dia. É isso o que elas fazem. Elas apresentam a oportunidade de se tornar um milionário para qualquer um. Qualquer um com a ganância, a iniciativa, a competitividade, a energia, para ir e agarrar, tomar além dos outros, pode fazê-lo; este é o mito Americano. E se nós não rejeitarmos toda esta idéia de competição e ganância como tendo qualquer parcela de participação em criar corretas relações humanas, nós nos destruiremos, nós nunca conseguiremos.


© 2000 Share International. Todos os direitos reservados.
A reprodução de artigos de qualquer forma da Share International requer permissão que não será dada de maneira desmedida. Para requisitar a permissão ou se você tem perguntas, por favor viste nossa página de feedback http://share-international.org/feedback/feedback.htm e clique em “request to reprint published material”.

 

 


HomeCopa

  | INÍCIO | | ARQUIVOS |