MAIN
Home
Arquivos
BACKGROUND
Teachings
FAQ
FAQ
FAQ
FAQ
FAQ
FAQ

 

FAQ
FAQ
MAIS RECURSOS
Magazine
 
 

 
 Início >> Arquivos>>Educação

Share International HomeShare International HomeBackground information

Educação - Perg & Resp


P. Como a externalização da Hierarquia Espiritual liderada pelo Cristo irá afetar a educação?

R. O propósito fundamental da educação, como eu a vejo, é o de equipar as pessoas para demonstrarem seus potenciais divinos enquanto almas em encarnação. A externalização do trabalho dos Mestres terá um enorme impacto físico, emocional, mental e psicológico na humanidade. Nós iremos perceber que a alma realmente existe. Eles, os Mestres, são o Reino das Almas. Pessoas como Jesus estarão falando com as pessoas diariamente. Ele está vivo e bem e, se você acreditar em mim, ele esteve vivendo em Roma pelos últimos sete anos. O Mestre de todos os Mestres, o Senhor Maitreya, está vivendo em Londres (embora movendo-se ao redor do mundo à vontade) desde 1977. Se estes são fatos, então o fato da Hierarquia também irá demonstrar o fato da alma. As pessoas dirão: “Aquele foi São João”, ou “Aquele foi São Pedro”. Mas hoje ele é o Mestre Koot Hoomi ou o Mestre Morya.

Tornar-se-á claro que a reencarnação é um fato da vida. Isto transformará o pensamento humano sobre a razão de nós estarmos na Terra. Nós saberemos as respostas para as antigas questões: “Por que nós estamos aqui? Quem somos nós? Qual é o propósito da vida? Para onde nós iremos?” Tornar-se-á claro que nós estamos aqui para certos propósitos: a evolução da alma em encarnação, levando à frente o processo evolucionário.

Cada alma vem em encarnação com certos propósitos. A educação de cada pessoa deve ser adequada para facilitar este processo, a elaboração do propósito da alma em vida. Isto quer dizer que professores, os educadores, estejam na escola ou fora da escola, devem saber o ponto de evolução de cada criança. Eles devem saber o foco de suas consciências, o que realmente comanda a maior parte de suas atenções, a polarização, como é chamada, de suas consciências. É no plano físico? (eu não acho que nenhum ser humano hoje esteja polarizado no plano físico). É no astral, no mental, ou no plano espiritual?

Com a vasta maioria das pessoas, irá perceber-se que suas polarizações, o lugar de suas consciências, é o plano astral/emocional. Sendo assim, o ponto de educação destas pessoas será o de elevar suas consciências até o plano mental. Se elas estiverem polarizadas mentalmente, então o objetivo educacional será o de elevar suas consciências do nível mental para o espiritual, afim de que elas possam tornarem-se polarizadas espiritualmente.

P. Quais são os objetivos imediatos da educação? Quais são os primeiros passos para se lançar uma fundação mais apropriada?

R. (O Mestre:) O primeiro passo é o de aceitar a autonomia da criança. Cada criança requer educação, de outra forma, ela não conseguirá realizar o seu potencial. No entanto, esta educação deve servir a ela assim como você gostaria que um par de sapatos servissem, e assim como o sapato tornar-se pequeno e deve ser mudado, assim também devem as estruturas educacionais, os aspectos, o currículo e os conceitos responderem às mudanças de necessidades da criança.

Basicamente, existem duas estruturas educacionais em muitos países: uma para uma pequena elite, preparando-a para os mais altos escalões de influência e poder, e outra fundamentada no geral, para as massas igualitárias, que é equipada para os menores postos na indústria e outros campos.

Cada uma possui vantagens e desvantagens, mas não leva em consideração a variedade de dons e níveis de evolução encontrados entre as crianças em todos os lugares. A criança verdadeiramente dotada deve encontrar o ambiente para realizar os seus dons. Isto é relativamente raro hoje.

A ampla massa de crianças produzem um nível menos permanente de realizações, mas devem sentir que todos os recursos estão à suas disposições. É realmente verdade que crianças verdadeiramente dotadas irão realizar na maioria das vezes sobre a maioria das condições, mas muito tempo disponível é perdido, pelo desejo de um estímulo necessário de alto nível. Esta é uma exigência essencial se as necessidades de um novo tempo devem ser atingidas.

P. A estrutura da família será antiquada na nova era? Se sim, o que irá substituí-la?

R. Não. A família é a unidade básica que provê as melhores condições e situações cármicas para uma evolução correta. Ela não pode, sem impunidade, ser substituída.

P. Quais, você acham, que são as coisas mais significantes que nós podemos ensinar às crianças, afimde prepará-las para a era Aquariana e a partilha mundial?

R. Obviamente, muita ênfase deve ser dada à Unicidade da humanidade e à necessidade por justiça e partilha. Eu diria que uma visão global, internacional do mundo e a idéia de serviço para o mundo deveria ser inculcada além da necessidade de demonstrar amor e um espírito inclusivo, afim de engendrar corretas relações. O fator mais importante, é lógico, é o exemplo parental.

P. Você pode nos falar um pouco mais sobre os centros educacionais que serão estabelecidos depois do Dia da Declaração?

R. Estes centros irão ensinar pessoas jovens os primeiros passos no processo de Auto-realização. Como você pode saber, muitos jovens hoje sofrem de falta de direção, motivação, empregos com sentido. Com alguns desses se leva ao vandalismo e ao crime. A eles serão dadas a oportunidade de aprenderem quem eles realmente são—de tornarem-se Auto-conscientes. Maitreya diz que o primeiro passo para a Auto-consciência (que leva à Auto-realização) são valor-próprio e respeito-próprio. Então estes jovens serão reabilitados nestas áreas—serão treinados, encontrarão empregos, e lhes serão dadas técnicas de Auto-consciência. Isto leva à Auto-realização, o objetivo da humanidade.

As pessoas serão escolhidas e treinadas para supervisionarem esta reabilitação, e existe uma técnica de respiração muito simples que será parte do processo. Ela envolve um equilíbrio da respiração e segurar a mesma por quatro tempos em um certo ponto. Neste momento, no qual se segura a respiração, a pessoa se torna temporariamente, mas imediatamente, Auto-consciente. E neste segundo, Maitreya por intervir, como o faz, para estimular o ponto alcançado. É uma maneira de reabilitar milhares, talvez milhões, de pessoas jovens alienadas. São os jovens, é lógico, que devem fazer o novo mundo.

P. Parece que nosso presente sistema educacional é em sua maioria engendrado em direção ao relacionamento com o mundo exterior. A nós são primariamente ensinadas habilidades projetadas, com o intuito de ajudar uma pessoa a se encaixar na sociedade. E quanto aos desenvolvimentos que podem ocorrer no futuro em direção do lado interior?

R. Hoje, a maior parte da educação, pela qual ela possui valor, é uma educação para empregos. As pessoas são simplesmente encaixadas para conseguirem viver no mundo comercial exterior sobre o açoite da competição. Isto irá mudar. A competição deve dar lugar à co-operação. Acima de tudo, é a competição, que é baseada em ganância e em medo, que impede a humanidade em expressar a mais importante expressão de unicidade, o sentimento de ser parte de um grupo. Isto precisa mudar. Quando acontecer, as pessoas irão perceber, e os Mestres irão exemplificar, o fato da alma. As pessoas irão perceber que elas são almas e irão em direção à alma. Então a educação para a vida da alma, e a psicologia da alma, irão se tornar mais e mais a norma em nosso sistema educacional.

Eu não quero dizer que nós teremos apenas educação religiosa. Eu não estou falando sobre religião de forma alguma. A caminho religioso, como visto pelo Mestre, é apenas um de muitos caminhos para se demonstrar nossa divindade inata. Deus não reside na religião, embora a religião possa ajudar a perceber a divindade. Cada aspecto da vida—política, economia, religião, arte, cultura, ciências, educação—pode ser vivido de tal maneira que o que nós chamamos Deus pode ser conhecido e experienciado. O divino se torna uma experiência de cada momento. Isto é na verdade o que ele é. Não é um homem com uma barba sentado nos céus vendo que você não está roubando, mentindo, ou trapaceando. Está dentro de você: é o seu sentimento de divino dentro de si que gradualmente o impede de mentir, trapacear, roubar e não fazer estas coisas. Não porque alguém esteja falando para você que isto é ruim, mas porque você instintivamente sabe que não é a maneira correta de viver com os seus companheiros humanos.

O que quer que machuque ou fira outra pessoa é intuitivamente, instintivamente, errado. Uma mudança de comportamento ocorre por auto-observação e auto-determinação. Estas coisas desaparecem conforme você se torna mais e mais consciente da, e imbuído com, a qualidade da alma. Isto irá ocorrer numa escala cada ver maior conforme a humanidade parar de competir e aprender a cooperar—na família, na comunidade, nacionalmente e internacionalmente.


© 2000 Share International. Todos os direitos reservados.
A reprodução de artigos de qualquer forma da Share International requer permissão que não será dada de maneira desmedida. Para requisitar a permissão ou se você tem perguntas, por favor viste nossa página de feedback http://share-international.org/feedback/feedback.htm e clique em “request to reprint published material”.

 

 


HomeCopa

  | INÍCIO | | ARQUIVOS |