MAIN
Home
Arquivos
BACKGROUND
Teachings
FAQ
FAQ
FAQ
FAQ
FAQ
FAQ

 

FAQ
FAQ
MAIS RECURSOS
Magazine
 
 

 
 Início >> Arquivos>>Os Mestres

Share International HomeShare International HomeBackground information

Os Mestres,

por Aart Jurriaanse

Um relatório sobre os Mestres da Sabedoria, pessoas que, pelos nossos padrões, tornaram-se completamente perfeitas.

Esotericamente um adepto não é um Mestre da Sabedoria até que Ele tenha atingido a quinta iniciação ou, em outras palavras, até que Ele tenha entrado no reino espiritual e Sua consciência abranja o quinto reino ou espiritual. Os Mestres são membros deste grupo de “Mentes Iluminadas”, que são guiadas pelo amor e compreensão, e por profunda compaixão e inclusividade para com a humanidade. Eles estão se esforçando em direção a uma compreensão e tradução do Propósito Divino, e são iluminados pelo conhecimento do Plano; eles também são caracterizados por uma prontidão em sacrificarem seus próprios progressos espirituais se por este meio eles podem ajudar a humanidade em sua luta em direção acima.

Em comparação com os seres humanos ainda com laços terrenos, que ainda estão muito atrás no caminho evolucionário, os Mestres atingiram um estado relativamente alto de desenvolvimento. Mas, como tudo o mais na natureza, seus status são apenas relativos em comparação com aqueles acima na escada, suas próprias posições permanecem humildes, e vastas expansões de consciência ainda estão adiante deles no Caminho da Evolução Superior, que irá eventualmente levá-los além das esferas planetárias e solar em direção a consciência cósmica.

Em níveis hierárquicos não existe naturalmente nenhuma comunicação oral, já que os Mestres não possuem órgãos físicos. Toda a comunicação em planos espirituais é telepática. Em uma extensão menor isto também se aplica a discípulos mais elevados selecionados no plano físico, embora uma relação efetiva é normalmente limitada por uma falta de sensitividade por parte dos aspirantes.

Uma das principais funções dos Mestres é a de transmitir os princípios do Plano aos irmãos menos evoluídos. A técnica usual empregada para este propósito é a impressão. Até agora os Mestres não ensinaram de plataformas publicas, mas têm trabalhado principalmente em níveis intuitivos e mentais, telepaticamente impressionando idéias nas mentes de seus discípulos. No entanto, conforme mais destes Mestres fizerem sua aparição entre os homens, e o reconhecimento de seus poderes e sabedoria crescerem, é possível que também sejam feitos o uso de ensinamentos orais, assim que eles se utilizarem das estações de rádio e televisão.

Embora os Mestres tenham atingido um estágio de desenvolvimento espiritual muito além daquele do homem e, comparativamente falando, tenham atingido a perfeição, eles não devem ser considerados como infalíveis, já que eles, em seus próprios níveis, também estão engajados em um processo de evolução sem fim.

Propósito de Serviço

Aqueles Mestres ocasionais que por propósito de serviço estão temporariamente trabalhando em um corpo físico não possuem um corpo emocional, já que eles já completaram conscientemente o controle sobre seus sentimentos e emoções. Para eles, o plano astral não existe mais, nem são eles sujeitos a nenhum tipo de ilusão ou glamour. Eles estão, portanto, completamente livres de influencias e reações materiais, assim como qualquer forma de desorientação ao qual o homem comum esteja sujeito. Isto lhes dá a liberdade de entrarem no centro do amor puro, o coração de Deus, e daquele centro espalharem o espírito de amor e boa vontade através da humanidade. A esfera de serviço de muitos Mestres não está ligada de forma nenhuma a humanidade, já que estas entidades estão com freqüência totalmente ocupadas com a aplicação da Vontade de Deus em outros campos extensivos nos reinos inferiores.

Corpo de Manifestação

Assim a maioria dos Mestres têm normalmente trabalhado em corpos etéricos em níveis subjetivos. Se um Mestre, no entanto, requerer um mecanismo para contato com Seus discípulos ou o mundo dos homens, Ele pode utilizar-Se de qualquer tipo de aparência física que possa se adequar as Suas necessidades e circunstâncias em particular. Ele pode usar ou “ofuscar” um corpo físico existente, de forma que tal corpo não estaria mais sujeito a limitações astrais ou emocionais, ou restrições mentais de um cérebro ineficiente. Estes Ele seria capaz de superar à vontade.

Normalmente, no entanto, “um corpo de expressão ou manifestação” é instantaneamente criado pela Sua Vontade espiritual, e de acordo com suas necessidades especiais. Como uma regra, este corpo assumido irá se assemelhar a forma humana que o adepto ocupou durante Sua última iniciação, embora ele seja perfeitamente livre para adotar qualquer forma que possa se adequar aos seus propósitos. Qualquer o tipo de corpo de expressão que o Mestre possa assumir não irá sobrecarregá-Lo com uma “personalidade” para refrear suas atividades ou consciência. Ele mantém Sua natureza divina, e o exterior através do qual Ele trabalha é meramente uma imagem criada e o produto de Sua Vontade focada e imaginação criativa, e isto pode, quando demandado por circunstâncias, também ser instantaneamente descartado, ou até onde o observador humano possa ver, ele pode simplesmente se desvanecer e desaparecer no nada.

O corpo que Ele cria irá portanto ser de substância pura e luz radiante. Será um corpo perfeito, mesmo que em aparência exterior, e para propósitos do Mestre, ele possa demonstrar um exterior deformado, talvez até coberto pelos trapos de um pedinte. Tal corpo não é, portanto, o produto de construtores deva, já que eles são apenas invocados pelo desejo que, sendo um aspecto do corpo astral, não mais ocupa nenhum papel na vida do Mestre.


Tirado do livro Bridges por Aart Jurriaanse, ISBN 3-929345-11-0, maiores informações: http://www.amazon.com/Bridges-Theosophy-Anthroposophy-Aart-Jurriaanse/dp/3929345110


© 2000 Share International. Todos os direitos reservados.
A reprodução de artigos de qualquer forma da Share International requer permissão que não será dada de maneira desmedida. Para requisitar a permissão ou se você tem perguntas, por favor viste nossa página de feedback http://share-international.org/feedback/feedback.htm e clique em “request to reprint published material”.

 

 


HomeCopa

  | INÍCIO | | ARQUIVOS |