MAIN
Home
Arquivos
BACKGROUND
Teachings
FAQ
FAQ
FAQ
FAQ
FAQ
FAQ

 

FAQ
FAQ
MAIS RECURSOS
Magazine
 
 

 
 Início >> Arquivos>>Os Planos de existência

Share International HomeShare International HomeBackground information

Os Planos de existência

por Aart Jurriannse

Um exame dos três planos físico e quatro espirituais que compõem nosso sistema solar.

Tudo que o homem comum pode sensitivamente observar, tudo que ele pode ver, sentir, ouvir, cheirar ou provar, pertence ao plano físico. Este plano portanto engloba os quatro reinos inferiores da natureza, isto quer dizer, os reinos humano, animal, vegetal e mineral, ou toda matéria densa incluindo todos os fluidos, vapores e gases. Além do estágio gasoso, um ainda mais rarefeito ou plano sutil existe que não é normalmente percebível para o homem e é conhecido como o mundo etérico. Por favor note que o etérico, embora insubstancial, mesmo assim ainda pertence ao plano físico e não ao espiritual.

Proximamente associado com o plano físico está o plano emocional ou astral. Esta é a região na qual a maioria dos seres humanos ainda estão grandemente focados através de suas mentes inferiores. Como indicado pelo nome, ele é o plano da vida emocional da esperança e medo, do amor sentimental ou sensual e ódio, da felicidade e sofrimento, e acima de tudo, é o plano do glamour e ilusão. Próximo vem o plano mental, o plano da mente. Um número sempre crescente de seres humanos mais desenvolvidos, os pensadores do mundo, estão se tornando orientados neste nível, embora freqüentemente ainda permanecendo hesitantemente com um pé no passo emocional.

O plano mental por sua vez dá acesso aos quatro níveis espirituais, o mais baixo sendo o plano intuicional ou búdico, oferecendo a morada normal para alma. Este é conseqüentemente o objetivo pelo qual o despertar da personalidade aspira em sua ânsia por fusão com sua contraparte superior. Ainda mais alto segue-se sucessivamente o plano espiritual ou átmico, então o plano Monádico, e finalmente o plano divino ou plano do Logos.

Em ordem decrescente, os sete planos de nosso sistema solar portanto consistem de:

Planos espirituais ou sem forma:
1. Plano Divino (o plano da deidade)
2. Plano Monádico (o plano da Monada)
3. Plano Espiritual ou Átimico
4. Plano Intuicional ou búdico (plano da alma)

Planos da personalidade ou físicos:
5. Plano Mental
6. Plano Emocional ou astral.
7. Plano Físico (incluindo o plano etérico)

Os sete planos coletivamente constituem o plano físico cósmico, que por sua vez representa o mais baixo dos sete planos cósmicos, nomeadamente: divino cósmico, Monádico cósmico, espiritual cósmico, intuicional cósmico, mental cósmico, astral cósmico e plano físico cósmico. O acima pode ser teoricamente aceitável para o estudante, mas enquanto a mente do homem comum permanece inibida pelo seu ambiente físico, ele não pode ainda diferenciar entre os vários níveis espirituais de nosso sistema solar, e os planos cósmicos são, é lógico, algo totalmente fora do alcance da compreensão.


Tirado do livro Bridges por Aart Jurrianse, ISBN 3-929345-11-0

 

 


HomeCopa

  | INÍCIO | | ARQUIVOS |