MAIN
Home
Arquivos
BACKGROUND
Teachings
FAQ
FAQ
FAQ
FAQ
FAQ
FAQ

 

FAQ
FAQ
MAIS RECURSOS
Magazine
 
 

 
 Início >> Arquivos>>Saúde e Cura

Share International HomeShare International HomeBackground information

Saúde e Cura - Perg & Resp


P. Até que extensão a psicoterapia ajuda no crescimento da consciência? Existe algum perigo nela?

R. O crescimento de consciência vem, simplesmente e puramente, através da liberdade. Nada mais. O estado natural de vida é liberdade. É isto que Maitreya veio ensinar. Liberdade é o estado natural da humanidade. Ela é o divino que se demonstra na nossa vida diária. É isto que é Auto-realização. Você precisa estar livre de todos os apegos. Cada apego limita esta liberdade que começa a se demonstrar, estágio por estágio, conforme nós nos livramos destes apegos.

O problema com a psicoterapia, a não ser que você seja tão conturbado que você realmente precise dela, é que o foco de atenção é no ser inferior. Crescimento de consciência é alcançado precisamente perdendo-se consciência do ser separado. Ninguém aproveita tanto da psicoterapia quanto a pessoa que está sendo tratada. Elas sentam ou deitam-se na poltrona e falam sobre elas mesmas. O resultado é a total concentração da pessoa na poltrona sobre ela mesma. Eu não estou me pronunciando completamente contra a psicoterapia. Todos nós conhecemos indivíduos que são, literalmente, muito doentes, que são psicóticos ou tão neuróticos e desequilibrados em suas personalidades que eles realmente precisam um tratamento psicoterapêutico afim de que eles possam viver em um estado razoável de equilíbrio. Mas à parte destes, psicoterapia, na minha estima, não faz muito bem para a maioria das pessoas.

Você pode fazê-lo na poltrona do psiquiatra, se você quiser; irá demorar mais tempo deste jeito. Ou você pode se engajar em serviço e começar a perder o sentimento de ter você mesmo um lugar no centro do universo. Você não terá este mesmo desejo, porque você estará tão envolvido em serviço, agindo com, através e para outras pessoas, e em servir às necessidades das pessoas do mundo, que você se esquecerá sobre si mesmo. Você pode, literalmente, por longos períodos, esquecer-se de si mesmo. Mostrou-se que é possível. A maneira mais rápida, a melhor maneira, é através do serviço. Você nem precisa pagar por ele!

P. As doenças são cármicas?

R. Por isto eu suponho que signifique o resultado de ações em outras vidas ou mais cedo nesta vida. Todas as doenças ou uma saúde frágil, a não ser quando são hereditárias, são cármicas—o resultado do mau uso de energia de um nível ou outro, normalmente aquela da alma e, em indivíduos polarizados astralmente, grandemente do plano astral. Carma pode se relacionar com o dia de ontem ou à última semana, o último mês ou o ano passado, e não necessariamente com o começo desta vida, ou até mesmo nossa vida passada. Nós estamos fazendo carma a todo o momento, tanto bom quanto mau.

P. Qual é o valor da doença que leva à morte?

R. Para um extrato do Mestre DK (Cura Esotérica por Alice A.Bailey, p.41), “...a doença é algumas vezes o trabalho de manifestação de indesejáveis condições subjetivas. Estas, quando externalizadas e trazidas à superfície do corpo humano, podem ser conhecida, lidar-se com elas, e eliminadas. É bom se lembrar também que algumas vezes este trabalho e eliminação pode muito bem trazer a morte daquele corpo em particular. Mas a alma continua. Um pequena vida conta muito pouco no longo ciclo da alma, e é vista com valor já que o período de uma saúde doentia (mesmo que leve à morte) traz uma limpeza de condições emocionais e mentais erradas.

“Segundo, doenças são algumas vezes o incidente que faz parte do processo de retirada da alma da sua habitação. Isto nós chamamos de morte, e pode ser rápida e inesperada quando a alma se retira repentinamente do corpo. Ou a morte pode se propagar por um longo período de tempo, e a alma pode levar alguns meses ou anos para a sua lenta e gradual emergência do corpo, com o corpo morrendo por polegadas por todo o tempo.”

P. Quando haverá um fim para doenças como câncer e AIDS?

R. No futuro não tão distante, a Tecnologia da Luz irá dar à profissão médica uma abordagem inteiramente nova para a cura destas outras doenças. Ao mesmo tempo, muitos pessoas estão descobrindo que através da meditação, e da identificação mais próxima com o Ser que se segue, uma auto-cura direta pode ser alcançada. Uma transformação de nossos estilos de vida em uma base nacional e internacional é a chave para a erradicação do desequilíbrio que se demonstra como doença. No que diz respeito ao câncer, a substituição do enterro pela cremação iria acelerar este processo.


© 2000 Share International. Todos os direitos reservados.
A reprodução de artigos de qualquer forma da Share International requer permissão que não será dada de maneira desmedida. Para requisitar a permissão ou se você tem perguntas, por favor viste nossa página de feedback http://share-international.org/feedback/feedback.htm e clique em “request to reprint published material”.

 

 


HomeCopa

  | INÍCIO | | ARQUIVOS |