MAIN
Home
Maitreya

 

BACKGROUND
Teachings
Glossário de Termos
 
MAIS RECURSOS
Magazine
 
 

 
 Início >> Ensinamentos da sabedoria eterna

Share International HomeShare International HomeBackground information

Os Ensinamentos da Sabedoria Eterna

De tempos antigos, um corpo de ensinamentos espirituais* conhecidos como os Ensinamentos da Sabedoria Eterna são passados de geração a geração. Um sistemático e compreensivo relato da evolução da consciência no homem e na natureza, ele relata como o universo veio a existir, como ele opera, e o lugar do homem dentro dele.

A Sabedoria Eterna deu a inspiração para as artes e ciências através das eras e também é a base comum de todas as religiões do mundo. “Esoterismo”, como é algumas vezes chamado, é também a arte de trabalhar com essas energias que emanam das mais altas fontes espirituais.

Conforme a humanidade amadurece, mais aspectos desses anteriormente secretos conhecimentos são revelados de uma maneira mais ampla e aberta. Durante os últimos 100 anos, os Ensinamentos da Sabedoria Eterna foram comunicados através de indivíduos como Helena Blavatsky, fundadora da Sociedade Teosófica, e mais tarde por Alice A. Bailey e Helena Roerich.

Deus e o homem
O esoterismo define Deus como a soma total de todas as Leis, e de todas as energias governadas por essas Leis que compõem tudo no universo manifestado e não manifestado—tudo o que podemos e não podemos ver. Deus também é o grande Ser Cósmico de anima este planeta.

Homem, por sua vez, é uma “Faísca de Deus”, um ser espiritual expressando a si mesmo através de um corpo físico. Cada um de nós é essencialmente divino, mas, comparado aos grandes realizadores através da história de todas as religiões e campos das aspirações humanas, a maioria dos indivíduos reconhecem e demonstram essa divindade apenas numa escala limitada.
Home

Lei do Renascimento
O processo pelo qual nós gradualmente manifestamos mais dessa divindade é o renascimento (reencarnação). Como crianças entrando no sistema escolar no jardim de infância, nós começamos num nível muito básico de expressão humana, sem notarmos nossa verdadeira herança espiritual. Com as experiências de várias vidas vividas em muitos países, com diferentes criações culturais e religiosas, tanto em corpos masculinos e femininos, nós aprendemos muitas lições através de sucessos e fracassos, e nos movemos para frente em nossa jornada evolucionária de volta para Fonte. Os ganhos de cada vida são carregados para a próxima.

Lei de Causa e Efeito
O “método” usado neste sistema educacional é a Lei de Causa e Efeito (ou, em termos Orientais, “karma”) que a Bíblia descreveria: “ Colhes aquilo que semeastes”. Em termos de física moderna, a Lei de Causa e Efeito poderia ser resumida como: “Para cada ação há uma igual e oposta reação.” Todo pensamento e ação lança uma causa que inevitavelmente levam para certos efeitos para melhor ou pior. Entendendo e trabalhando dentro desta Lei impessoal, nós aprendemos a fazer escolhas melhores e a gradualmente termos controle sobre nosso próprio destino. Experimentando tudo o que a vida neste mundo tem para oferecer, nós finalmente adquirimos total maestria sobre nós mesmos e nós tornamos seres perfeitos—Mestres da Sabedoria—manifestando completamente a divindade que habita em cada um de nós.

Hierarquia Espiritual
Os Mestres da Sabedoria, juntos formando a Hierarquia Espiritual, são os zeladores do Plano Divino para este Planeta. Eles inspiraram todos os grandes feitos humanos, trabalhando por detrás das cenas através de seus discípulos em todo campo de realizações. Os Mestres guiam e ensinam, mas é a própria humanidade, respondendo com seu próprio livre arbítrio em relação aos seus estímulos, que cria cada nova civilização. Hoje, os Mestres estão retornando ao mundo exterior como um grupo pela primeira vez em incontáveis milênios.
Home

Continuidade de ensinamentos
Por toda história, quando a humanidade chega a um ponto maior de crise, a Hierarquia Espiritual tem enviado um Instrutor para mostrar o caminho à frente. Os mais conhecidos desses mensageiros divinos são Krishna, Buda, Confúcio, Jesus e Maomé. Cada um de seus ensinamentos deu a luz a uma nova religião.

Praticamente, toda tradição espiritual agora espera o retorno de seu reverenciado Instrutor para validar o passado e continuar com os ensinamentos. Cristãos esperam o Cristo; Budistas, o Quinto Buda; e Hindus, o Senhor Krishna. Na tradição esotérica, um individuo—O Instrutor do Mundo—é visto como a execução de todas essas expectativas.

O Instrutor do Mundo para o tempo atual é Maitreya, o “irmão mais velho” na família humana e chefe da Hierarquia Espiritual. Preferindo ser conhecido apenas como o Instrutor, Maitreya não veio fundar uma nova religião, mas para agir como um guia e conselheiro para toda a humanidade—independente da filiação religiosa.

Tendo aprimorado e completamente manifestado dentro de si a Vontade Divina, Amor, Sabedoria e Inteligência de Deus, Maitreya irá revelar um novo aspecto de Deus. Ele irá nós levar ao reconhecimento de nossa própria divindade e nossa verdadeira identidade enquanto almas. Por esta maior compreensão espiritual e poder criativo virá uma nova forma de viver, harmonia e felicidade.
Home

O anti-cristo
O anti-cristo não é um homem que virá antes do Cristo, e poderia até ser confundido com o Cristo. Esta idéia vem de uma interpretação do Apocalipse (Revelação) de São João: a besta, 666, é libertada por um tempo e depois aprisionada por um tempo e meio. Esta passagem na verdade se refere à liberação da energia que nós chamamos o anti-cristo. Não é um homem, mas uma energia, uma força destrutiva que é liberada para destruir a antiga ordem, a velha civilização. Foi liberada no próprio tempo de João, através do Imperador Nero para trazer o fim da civilização Romana, para preparar o caminho para a Cristandade. Foi liberada novamente em nosso tempo através de Hitler, um grupo de homens igualmente más ao redor dele na Alemanha Nazista, junto com um grupo de militaristas no Japão e mais um grupo ao redor de Mussolini na Itália. Esses três grupos, o Eixo na guerra de 1939 até 1945, corporificaram a energia que nós chamamos o anti-cristo. Esta força destrutiva foi liberada para preparar o caminho para o retorno do Cristo para o mundo agora. E foi, de fato, em Junho de 1945, precisamente no fim da guerra, que Maitreya anunciou sua intenção de retornar no momento mais próximo possível, e nesta vez para trazer seu grupo, os Mestres da Hierarquia Espiritual, de volta ao mundo—no caso deles pela primeira vez em mais ou menos 95.000 anos. Com a derrota do Eixo durante a Segunda Guerra Mundial, o trabalho da energia do anti-cristo foi completado para essa era e não irá se manifestar novamente por mais 3.000 anos.
Home

* O termo “espiritual” normalmente associado à alguma forma de religião ou prática religiosa, na verdade possui um sentido muito mais amplo: “Toda atividade que leva o ser humano na direção de alguma forma de desenvolvimento—físico, emocional, intuitivo, social—se é em avanço em relação ao seu estado presente, é essencialmente espiritual em natureza.” [ O Mestre Tibetano Djwhal Khul] Por definição, toda palavra, pensamento e ação é potencialmente espiritual e capaz de melhorar a condição humana.


HomeCopa

  | INÍCIO | | MAITREYA |