MAIN
Home
Maitreya

 

BACKGROUND
Teachings
MAIS RECURSOS
Magazine
 
 

 
 Início >> Temas de fundo>>Glossário de Termos

Share International HomeShare International HomeBackground information

Glossário de termos esotéricos

Alma (Ego, Ser Superior, governante interno, Cristo interno, Filho da Mente, Anjo Solar) — O princípio de ligamento entre o Espírito e a matéria; entre Deus e Sua forma. Oferece consciência, característica e qualidade para todas a manifestações na forma.

Antahkarana — Um canal invisível de luz formando a ponte entre o cérebro físico e a alma, construído através da meditação e serviço.

Anti-cristo — Energia do aspecto Vontade de Deus, em sua fase involucionária, que destrói as velhas formas e relacionamentos, por exemplo no final de uma era, para preparar o caminho para as forças construtoras do Princípio Crístico. Manifestado em tempos Romanos através do imperador Nero e em tempos modernos através de Hitler e seis de seus associados.

Ashram — O grupo de um Mestre. Na Hierarquia Espiritual existem 49 ashrams, sete maiores e 42 subsidiários, cada um encabeçado por um Mestre da Sabedoria.

Átomos permanentes — Os três átomos de matéria–física, astral e mental–ao redor do qual os corpos para uma nova encarnação são formados. Eles mantém a taxa vibratória do indivíduo no momento da morte, garantindo que o status energético evolucionário até então atingido será levado a diante pelas vidas sucessivas.

Auto-realização — O processo de reconhecer e expressar nossa natureza divina.

Avatar — Um Ser espiritual que desce em resposta ao chamado e necessidade da humanidade. Existem Avatares humanos, planetários e cósmicos. Os últimos seriam chamados de 'Encarnações Divinas'. Seus ensinamentos, corretamente apreendidos e gradualmente aplicados pela humanidade, expandem nossa compreensão e apresentam o próximo passo à frente no desenvolvimento evolucionário da humanidade.

Avatar da Síntese — Um grande Ser cósmico que encarna as energias da Vontade, Amor, Inteligência e outra energia para a qual nós ainda não temos nome. Desde os anos 1940 Ele esteve enviando estas energias para o mundo, gradualmente transformando divisão em unidade.

Buda — Último Avatar da era de Áries. Anterior Instrutor do Mundo que se manifestou através do príncipe Gautama em cerca de 500 AC. A Encarnação da Sabedoria, Ele atualmente age como o 'Intermediário Divino' entre Shamballa e a Hierarquia. Budistas esperam seu próximo grande instrutor sobre o nome de Buda Maitreya.

Budi — A alma universal ou mente; razão superior; compreensão amorosa; amor-sabedoria. A energia do amor como os Mestres a experienciam.

Chakras — Centros de energia (vórtices) no corpo etérico relacionados a espinha e as sete mais importantes glândulas endócrinas. Responsável pela coordenação e vitalização de todos os corpos (mental, astral e físico) e suas correlações com a alma, o centro principal de consciência. Existem sete grandes chakras e 42 menores.

Centro ajna — O centro de energia (chakra) entre as sobrancelhas. Centro diretor da personalidade. Sua correspondência no nível físico é a glândula pituitária.

Consciência Crística — A energia do Cristo Cósmico, também conhecido como o Princípio Crístico. Encarnado por nós pelo Cristo, ela está no presente despertando nos corações de milhões de pessoas todas ao redor do mundo. A energia da evolução por si.

Corpo astral — O veículo emocional de um indivíduo.

Corpo Causal — O veículo de expressão da alma no plano causal. O receptáculo onde a consciência do ponto evolucionário de uma pessoa é guardado.

Corpo etérico — A contraparte energética do corpo físico, composto de sete maiores centros (chakras) e 49 centros menores, uma rede que conecta todos os centros, e fios infinitesimalmente pequenos de energia (nadis) que estão por baixo de cada parte do sistema nervoso. Bloqueios no corpo etérico podem resultar em doenças físicas. Corpo mental- O veículo da personalidade nos planos mentais.

Cristo — O termo usado para designar o cabeça da Hierarquia Espiritual; o Instrutor do Mundo; o Mestre de todos os Mestres. O cargo atualmente mantido pelo Senhor Maitreya.

Deus (ver também Logos) — O grande Ser Cósmico Que encarna este planeta, encarnando todas as Leis e todas as energias governadas por estas Leis, que compõem tudo o que nós vemos e não conseguimos ver.

Deva — Anjo ou ser celestial pertencendo a um reino na natureza evoluindo paralelamente a humanidade, e variando de elementais sub-humanos a seres super-humanos em um nível igual ao de um Logos planetário. Eles são os 'construtores ativos', trabalhando inteligentemente com a substância para criar todas as formas que nós vemos, incluindo os corpos mental, emocional e físico da humanidade.

Dia da Declaração — Dia no qual Maitreya irá tornar-se conhecido ao mundo durante uma transmissão ao redor do mundo de rádio e televisão. Mesmo aqueles que não estarão ouvindo ou assistindo irão ouvir suas palavras telepaticamente em suas próprias línguas e, ao mesmo tempo, centenas de milhares de curas espontâneas irão ocorrer através do mundo. O começo da missão aberta de Maitreya no mundo.

Encarnação — Manifestação da alma como a personalidade tripla, sobre a Lei da Reencarnação.

Era — Ciclo mundial, aproximadamente 2.150 anos, determinada pela relação da terra, o sol e as constelações do zodíaco.

Esoterismo — A filosofia do processo evolucionário tanto no homem e nos reinos inferiores na natureza. A ciência da sabedoria acumulada das eras. Apresenta um relato sistemático e compreensivo da estrutura energética do Universo e do lugar do homem dentro dele. Descreve as forças e influências que estão por trás do mundo fenomênico. Também, o processo de se tornar consciente e gradualmente controlar estas forças.

Espírito — Como utilizado por Maitreya, um termo significando a soma total das energias–a força de vida–animando e vitalizando um indivíduo. Também usado, mais esotdricamente, significando a Mônada que reflete a si mesma na alma.

Espírito da Paz ou Equilíbrio — Um Ser cósmico que dá assistência ao trabalho de Maitreya ofuscando ele com Sua energia. Ele trabalha de perto com a Lei de Ação e Reação, para transformar as condições presentemente caóticas no estado oposto na exata proporção.

Espiritual — A qualidade de qualquer atividade que leva o ser humano à frente em alguma forma de desenvolvimento–físico, emocional, intuicional, social–em avanço ao seu estágio presente.

Evolução — O processo de espiritualização da matéria; o caminho de volta para a Fonte. O livrar-se dos véus da desilusão e ilusão levando eventualmente à consciência cósmica.

Forças da Escuridão (Forças do Mal, Forças da Materialidade) — As forças involucionárias ou materialistas que elevam o aspecto matéria do planeta. Quando elas exageram em seu papel e colidem sobre o progresso espiritual da humanidade, elas são designadas como más.

Forças da Luz (Forças da Evolução) — A Hierarquia Espiritual de nosso planeta. Centro planetário do Amor-Sabedoria.

Grande Invocação — Uma fórmula antiga, traduzida pela Hierarquia para o uso da humanidade para invocar as energias que irão mudar nosso mundo. Traduzida para muitas línguas, ela é utilizada diariamente por milhões de pessoas.

Guru — Um instrutor espiritual.

Hierarquia — Ver Hierarquia Espiritual.

Hierarquia Espiritual (Fraternidade Branca, Sociedade de Mentes Iluminadas) — O Reino de Deus, o Reino Espiritual ou o Reino das almas, composto dos Mestres e iniciados de todos os graus e cujo propósito é o de implementar o Plano de Deus. Centro planetário do Amor-Sabedoria.

Homem/mulher — A manifestação física de uma Mônada espiritual (ou Ser), que é uma centelha individual do Espírito Uno (Deus).

Imam Mahdi — O profeta cujo retorno é aguardado por algumas seitas Islâmicas de maneira que ele possa completar o trabalho iniciado por Maomé.

Iniciação — Um processo voluntário pelo qual sucessivos e graduados estágios de unificação ocorrem entre o homem ou mulher em encarnação, sua alma, e a divina Mônada ou centelha de Deus. Cada estágio confere sobre o iniciado uma compreensão mais profunda do sentido e propósito do Plano de Deus, uma consciência mais completa de sua parte no Plano, e uma habilidade crescente de trabalhar conscientemente e inteligentemente em direção ao seu cumprimento.

Instrutor do Mundo — O cabeça da Hierarquia Espiritual em qualquer ciclo. O Mestre de todos os Mestres. O cargo ocupado presentemente pelo Senhor Maitreya.

Involução — O processo pelo qual o espírito desce para a matéria, seu pólo oposto.

Jesus — Um Mestre da Sabedoria e discípulo do Cristo, Maitreya. Permitiu ao Cristo trabalhar através dele durante o período de seu batismo até a crucificação 2.000 anos atrás. No tempo vindouro, ele irá ter um grande papel em inspirar e reorientar todo o campo da religião Cristã.

Karma — Nome oriental para a Lei de Causa e Efeito. A lei básica governando nossa existência neste sistema solar. cada pensamento, cada ação que nós temos e realizamos coloca em movimento uma causa. Estas causas tem seus efeitos, que criam nossas vidas, para o bem ou para o mau. Expresso em termos bíblicos: Como você semeia, assim você colherá. Em termos científicos: Para cada ação existe uma igual e oposta reação.

Krishna — Um grande Avatar Que apareceu cerca de 3.000 AC e serviu como o veículo de manifestação para o Senhor Maitreya durante a era de Áries. Demonstrando a necessidade de controle da natureza astral/emocional, Krishna abriu a porta para a segunda iniciação. Hindus esperam uma nova encarnação de Krishna no final da Kali Yuga, a era negra.

Lei de Causa e Efeito (Lei de Ação e Reação) — Ver Karma.

Lei de Renascimento — Ver Reencarnação.

Logos — Deus. O Ser Cósmico Que encarna um planeta (Logos Planetário), um sistema solar (Logos Solar), um galáxia (Logos Galático) e por aí vai até o infinito.

Logos Planetário — Ver Sanat Kumara.

Logos Solar — Ser Divino animando nosso sistema solar.

Maitreya — O Instrutor do Mundo para a era de Aquário. O Cristo e cabeça da Hierarquia Espiritual de nosso planeta. O Mestre de todos os Mestres.

Mal — Qualquer coisa que impede o desenvolvimento evolucionário.

Manas — Mente superior.

Mantra — Fórmula ou arranjo de palavras ou silabas que, quando corretamente soadas, invocam energia.

Meditação — Meio científico de contatar sua alma e eventualmente se tornar um com a alma. Também o processo de ser aberto a impressão espiritual e assim cooperar com a Hierarquia Espiritual.

Meditação de Transmissão — Uma forma especializada de meditação de grupo e serviço no qual os membros oferecem seus centros de energia (chakras) como instrumentos para levarem à baixo as energias emanando da Hierarquia Espiritual de Mestres. Ela oferece ao planeta um reservatório de energia mais acessível e útil para a humanidade. Também um método potente de desenvolvimento espiritual pessoal.

Mestres da Sabedoria — Indivíduos que tomaram a quinta iniciação, tendo passado através de todas as experiências que a vida neste mundo oferece e, no processo, tendo adquirido total maestria sobre si mesmos e as leis da natureza. Guardiões do Plano de Evolução e todas as energias entrando neste planeta que levam ao cumprimento do Plano.

Mônada/ Ser — Puro Espírito refletindo a triplicidade da divindade: (1) Divina Vontade ou Poder (o Pai); (2) Amor-Sabedoria (o Filho); (3) Inteligência Ativa (o Espírito Santo). A centelha de Deus residente em cada ser humano.

Oculto — Escondido. A ciência oculta da energia (ver Esoterismo).

Ofuscamento — Um processo voluntário cooperativo no qual a consciência de um Mestre temporariamente entra e trabalha através dos corpos físico, emocional e mental de um discípulo.

Personalidade — O veículo triplo da alma no plano físico, consistindo de um corpo mental, emocional (astral) e um físico-etérico.

Plano — Um nível da manifestação.

Plano astral — O plano das emoções, incluindo os pólos opostos como esperança e medo, amor sentimental e ódio, felicidade e sofrimento. O plano da ilusão.

Plano Búdico — Plano da divina intuição.

Plano Causal — O terceiro dos quatro mais elevados planos mentais no qual a alma habita.

Planos etéricos — Quatro planos de matéria mais finas do que o gasoso físico. Ainda invisíveis para a maioria das pessoas.

Plano físico — O estágio vibracional mais baixo da substância , incluindo: matéria física densa, líquida, gasosa e etérica.

Plano mental — O plano da mente onde o processo mental ocorre.

Pralaya — Um estado de existência não-mental, não-astral, não-material em algum estágio entre a morte e o renascimento, onde os impulsos de vida estão em ausência. Uma experiência de perfeita paz e felicidade sem fim anteriormente a tomar a próxima encarnação. Corresponde a idéia Cristã do paraíso.

Raios — As sete correntes da energia divina universal, cada um a expressão de uma grande Vida, cuja interação em cada freqüência concebível cria os sistemas solares, galáxias e universos. O movimento destas energias, em ciclos espiralados, leva todos os Seres para dentro e fora da manifestação, colorindo e saturando eles com específicas qualidades e atributos.

Reencarnação (Lei do Renascimento) — O processo que permite a Deus, através de um agente (nós mesmos) levar a Si Mesmo abaixo para Seu pólo oposto–a matéria–de maneira a levar esta matéria de volta a Si Mesmo, totalmente imbuída com a natureza de Deus. A Lei do Karma leva-nos de volta para encarnação, até gradualmente, através do processo evolucionário, nós revelarmos mais verdadeiramente nossa divindade inata.

Sabedoria Eterna — Um antigo corpo de ensinamento espiritual subjacente a todas as religiões mundiais, assim como todas as realizações científicas, sociais e culturais. Tornada inicialmente disponível escrita para o público geral no final dos anos 1800 por Helena Petrovna Blavatsky e neste século por Alice A. Bailey, Helena Roerich, e Benjamin Creme. [Ver os Ensinamentos da Sabedoria Eterna–em resumo, para mais detalhes.]

Sanat Kumara — O Senhor do Mundo; a expressão física etérica de nosso Logos Planetário que habita em Shamballa. Um grande Ser, originalmente de Vênus, que Se sacrificou para se tornar o veículo da personalidade para a deidade animadora de nosso planeta 18,5 milhões de anos atrás. O aspecto mais próximo de Deus que nós podemos conhecer. Senhor do Mundo–Ver Sanat Kumara.

Ser/ Mônada — A centelha divina dentro de cada ser humano.

Shamballa — Um centro de energia; o maior centro no planeta. Ele é localizado acima do Deserto de Gobi nos dois planos etéricos mais elevados. Dele e através dele flui a Força de Shamballa–a energia da Vontade ou Propósito. Ele corresponde ao centro da coroa (chakra).

Triângulo — Um grupo de três pessoas que ligam-se cada dia em pensamento para alguns minutos de meditação criativa.

Veículo — A forma pela qual seres mais elevados encontram expressão nos planos mais baixos. Os corpos físico, astral e mental, por exemplo, formam o veículo da alma nos planos interiores.

Yoga — União da natureza inferior com a superior. Diferentes formas e técnicas para ganhar controle dos corpos físico, astral e mental.


HomeCopa

  | INÍCIO | MAITREYA | ENSINAMENTOS DA SABEDORIA ETERNA |